Os sérvios não gostaram nem um pouco da maneira pela qual duas personagens, Milena e Marjana, pretensamente sérvias, foram apresentadas numa das etapas eliminatórias do Eurovision Song Contest. De acordo com o embaixador sérvio na Bélgica, onde a etapa do concurso foi realizada, a forma pela qual as garotas sérvias foram representadas, chegadas a uma vodka e ao roubo de celulares, reflete estereótipos que em nada favorecem o desenvolvimento de laços positivos entre os países. Clique aqui para ler a matéria publicada no Balkan Travellers.

Varios problemas entre as nações começam a partir de uma estereotipo… Aparecendo, assim , muitas vezes o preconceito e a discordia. Muitos paises, e com mais frequencia, paises vizinhos, insultam-se atraves de imagens e idéias que desvalorizam-os mutualmente. Como exemplo maior, os brasileiros e argentinos. Sendo que os brasileiros enquadram os argentinos como arrogantes e os argentinos enquadram os brasileiros como “macaquitos”
CurtirCurtir
Não sei se sou trágico ou cômico, mas de uma coisa eu tenho a certeza, isso é um problema de ordem cultural. Veja só, aquilo que me aborrece, para você pode chegar a ser cômico e é por aí que as figurinhas são trocadas. Se me lembro bem, num discurso do ex-presidente George W. Bush, um repórter, meteu-lhe duas sapatadas; por outro lado, aqui no Brasil por uma infração cometida, o piloto americano ao ser fotografado, dá o DEDO; ao que parece, já se começou a fazer a política da boa vizinha, assim, o estereótipo do palhaço, do estressado e do imoral vai morrendo paulatinamente em nome de uma paz tão desejada e que seus lucros não sejam afetados!!.
CurtirCurtir