Notícia do dia: Mulheres brasileiras em Portugal sofrem com a discriminação e têm dificuldade para alugar apartamento

Reportagem de Fernando Moura, para o UOL, apresenta uma cuidadosa reflexão sobre os resultados de uma pesquisa conduzida em Portugal sobre a discriminação contra imigrantes brasileiros. Clique aqui para ler.

15 comentários sobre “Notícia do dia: Mulheres brasileiras em Portugal sofrem com a discriminação e têm dificuldade para alugar apartamento

  1. Isso é verdade!
    Há um tempo atrás minha tia foi fazer mestrado lá, e quando eu comentei que tinha vontade de fazer intercâmbio na universidade de coimbra ela me alertou sobre os possíveis preconceitos que eu sofreria. Ela me falou que lá eles não são nada hospitaleiros, não gostam de dar informações e não são solícitos…

  2. A condição de latino-brasileiro em um país europeu já é mais que
    suficiente para à manifestação de diversas formas de preconceito, como todos nós sabemos. Neste caso, o que torna a discriminação ainda mais forte é o fato dela
    ser dupla, pois subjás de duas causas: brasileira (latina-americano) e mulher.

  3. Talvez pior fato seja pela fingir nao ver do governo Luso. A mesma UOL publicou uma repostagem falando a respeito do incentivo do governo lusitano em se denunciar os abusos discriminatórios. Acredito que isso não resolve muita coisa do problema, já que infelizmente, a fama de prostituição e de ilegais dos latino-americanos já se tornou corriqueiro na Europa. Acredito que todo mundo conhece alguem com uma história semelhante para contar

  4. Pois eh, os brasileiros são alvos de preconceito fora do país, mas muita gente ainda idealiza morar na ” América ” ou na Europa, pois, como já ouvi dizerem , “lá não tem miséria, todo mundo é feliz “. E o pior de tudo é que os brasileiros tratam com discriminaçãa seu próprio povo, mas recebem os “gringos”de braços abertos, calourosamente… Bem que num país onde há tanta miséria , os estrangeiros são percebidos como uma forma de garantir o pão de cada dia..

  5. Meus amigos, eu sou portugues, moro em portugal, a minha namorada é brasileira.
    O preconceito começa no facto em que 80% das mulheres que tao aqui sao prostitutas, seja para alimentar a familia seja pro que for, SAO! e isso é real. E o pior é que por uma pagam todas, INFELIZMENTE.
    Agora nao vamos generalizar os portugueses, porque nao somos nos os maus aqui.
    Fala-se em brasileiros porque sao realmente MUITOS! mas podiam ser angolanos ou chineses.
    E outra coisa, nao entendo porque a UOL so entrevistou gente formada, com escolaridade, queria ver as mulheres que trabalham na noite a falar tambem, querem passar uma ideia difrente, que raramente se ve, um brasileiro formado em Portugal.
    Sim eles existem, mas é a minoria.

    1. Se é verdade que há uma quantidade enorme de brasileiras se prostituindo em Portugal, também é, que, nem todas o estão fazendo. Por essas alturas, não tenho dúvidas que o povo português já entendeu isso, visto que o fenômeno da prostituição brasileira em Portugal não é tão recente. Assim, não é normal um comportamento discriminatório tão generalizado por parte de uma população de um país (resguardadas as exceções). Os portugueses que assim agem, ao contrário do que podem estar pensando, nem mesmo passam próximos de um senso de civilização desenvolvido. Daí, questionam-se os países em desenvolvimento, onde está superioridade cultural européia?

  6. Por isso nao culpem so os portugueses, mas tambem o vosso povo que age errado, quantos casos eu nao conheço de gente que alugou casa a brasileiros, e acabram com prejuizo porque eles fugiram??… ou entao quantos brasileiros eu nao conheço que fugiram sem pagar o aluguel do apartamento… e tambem nao tou a generalizar, tou so a dizer que existe! E daí é normal as pessoas terem certo receio antes de alugar a alguem.

    Eu vivo com uma brasileira há 3 anos, nunca tivemos problemas do tipo.
    Tenho muitos amigos brasileiros, tambem nenhum se queixa de “descriminação” em portugal.
    E quem trabalha na noite, trabalha porque quer, é livre, e se for descriminado nao tem que se sentir, é, pelo que faz.

    1. Concordo com você. Entretanto, ainda não se justifica a discriminação generalizada. e desgovernada. Infelizmente, soa a preconceito mesmo!

  7. A discriminação em Portugal é fato, é gritante e a cada dia maior. Quem sabe se começassêmos a fazer o mesmo no Brasil…que acham?? Ridículo seria né?? Mas…pelo que vejo ..não adianta querer dançar bolero com quem só sabe dançar samba…por isso um velho ditado por vezes pode está certo: ” em terra de sapo de côcaras com ele”” …Isso é para se pensar…

    1. Certamente, daqui em diante, estaremos atentos a todas as notícias vindas de Portugal, referentes aos brasileiros. Aguardamos das autoridades portuguesas, providências fortes, no sentido de combater essa discriminação, que afronta, não apenas os cidadãos brasileiros que estão em Portugal, mas, a toda a população de um país.

  8. Não vou falar aqui q são todos os Portugueses que são preconceituosos, mas a maioria sim… gente ruim existe toda parte do mundo ,e sobre as mulheres Brasileiras elas não são todas iguais.. cada pessoa é um mundo diferente, que acontece que as mulheres Brasileiras elas quando nao prestam mostram na cara , maneira de vestir, andar, falar.. elas são o que são e nao escondem, e quando são direitas são mesmo… e as mulhres Portuguesas quando dão pra ser safadas são escondidas do marido e da sociedade.. pq elas querem ser uma dama na sociedade perante marido filhos e por trás colocando chifre!! e há muitas portuguesas que prostituem na Holanda,alemanha, suissa, isso existe todo lugar, mania dos portugueses é achar que as brasileiras todas são assim…. O Preconceito com o povo brasileiro não é só por aí, também começa da lingua portuguesa.
    Nossa! tanto preconceito e Brasil é um dos países que está ajudar Portugal sai da crise.. bem feita crise para esses Portugueses que se acham superior.. que se acham melhor a frente de um Brasileiro..
    desabafei!!

    1. NOSSA VI AGORA ALGUNS ”DESABAFOS” SOBRE PORTUGAL
      E FIQUEI HORRORIZADA SE JA NAO IA MUITO CM A CARA DESSE PAÍS AGORA PIOROU.
      E NAO SEI PRQ TEM UM MONTE DE BRASILEIROS,PRINCIPALMENTE OS DE ORIGEM HUMILDE;INSISTEM EM IR TENTAR A VIDA NESSE PAÍS DE GENTINHA PRECONCEITUOSA E MAL AGRADECIDA.
      NÃO ACREDITO HA CERTOS BRASILEIROS Q PARECEM NUNCA TER OUVIDO A HISTORIA DO BRASIL COLÔNIA…
      …E VAO SE MATAR EM PORTUGAL ,SERÁ VONTADE DE SEREM OUTRA VZ DO BRASIL COLÔNIA?

      1. Nem todos os portugueses são preconceituosos, mas temos que admitir que tem muitos brasileiros em Portugal que não prestam, é complicado. Mas moro em Portugal há vários anos e gosto muito. Os portugueses são educados, atenciosos, e aqui me sinto segura e sei que moro num país incrível.

      2. MORO EM PORTUGAL POR QUE CASEI COM UM PORTUGUES ACONTECEU, AMO MEU MARIDO E TO NEM AI PARA OS PRECONCEITUOSOS, VIVO MINHA VIDA E PARA AQUELES A QUEM EU DESAGRADO RESPONDO COM UM SORRISO POIS PARA QUEM Ë IGNORANTE NAO HÄ MELHOR TAPA NA CARA DO QUE ESTE, AS MULHERES ME OLHAM COMO SE EU TIVESSE COMETIDO ALGUM CRIME, MAS A MIM NAO ME IMPORTA AS VEZES ATE ACHO GRAça, AS FRONTEIRAS ESTÄO NA CABEçA DESSAS PESSOAS, MAS NAO VIM AQUI DIZER QUE TODOS SAO ASSIM QUE ESTARIA MENTINDO, PELO QUE ENTENDO ELES EM SUA GRANDE MAIORIA NAO SABEM O QUE Ë O BRASIL, JULGAM QUE TUDO Ë RODEADO DE FAVELA KKKKKKKKKKKKK TENHO MUITO ORGULHO EM SER BRASILEIRA E DEIXO ISSO BEM CLARO A TODOS, NAO VIM AQUI EM BUSCA DE NADA POIS SEMPRE TIVE PROFISSAO E BOA FAMILIA, E PARA AQUELES QUE VIVEM SE CRITICANDO VAI MINHA DIGA, QUANDO VC ENTRAR NA SUA CASA AQUELA PESSOA QUE TE FALA BESTEIRA FICA LA FORA VIVE A TUA VIDA E PRONTO, CADA UM Ë LIVRE PARA PENSAR O QUE QUISER E CABE A NOS CAIR NA PARANOIA OU NAO OK.

    2. Não concordo com a justificativa portuguesa de que, a mulher brasileira ser tão discriminada em Portugal, se deve ao fato de que existe uma quantidade enorme prostitutas brasileiras por lá.
      No início, tudo bem pensar assim, mas, hoje, depois de tantos anos, já foi possível conseguir discernir as coisas. Eu ainda acho que, boa parte desse preconceito tem a ver com a ira, o ciúme e, finalmente, a insegurança de muitas mulheres portuguesas, é claro, quando tiveram que ser confrontadas com a sensualidade brasileira e muitas terminaram sendo preteridas por seus maridos. Não estou defendendo as brasileiras que concordaram em agir assim, pois, para mim, esse tipo de atitude fere a ética e os princípios, por favor! Mas, que ética e princípios poderiam ter mulheres que foram para Portugal, como prostitutas? E, ainda, por cima, ilegais?
      Se tivessem saído do Brasil, o equivalente à população portuguesa total, ou seja, aproximadamente, 11 milhões de pessoas, de prostitutas brasileiras, ainda seriam apenas 10% da população feminina do Brasil. Então, julgar uma nação toda é, no mínimo insano, daí porque entendo que as razões de tal preconceito seja, nem tanto real, como emocional.
      Depois de muito explorar sobre esse assunto pela internet, finalmente pude chegar a uma compreensão razoável do que é o preconceito generalizado contra as mulheres brasileiras em Portugal. E, longe de generalizar para todos os portugueses, podem ter certeza que estou, e os brasileiros cá no Brasil, também, bem melhor preparados para lidar com isso daqui prá frente. À altura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s