Estereótipos e a venda de destinos turísticos

Contribuição: Gilcimar Dantas

As propagandas para atrair turistas sempre exageram. No caso do estado da Bahia não seria por menos: um lugar aonde todos estão sorrindo o dia inteiro, aonde o sol está brilhando e não chove o ano todo e que há uma alegria que emana em todo lugar. Num estado tão contraditório, um dos estados mais pobres do país e o sexto em geração de renda, isso mais parece uma brincadeira de mal gosto.

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

2 comentários em “Estereótipos e a venda de destinos turísticos”

  1. O mais intrigante é que assistindo ao vídeo, mesmo com uma postura crítica, somos contagiados por toda esta falsa “baianidade”. Prova que mesmo com avaliações mais criteriosas e prudentes, a força e poder dos estereótipos (e da publicidade) sobre a nossa percepção e comportamento são muito intensas.

    Curtir

  2. Realmente o vídeo é deveras contagiante e mesmo eu sendo baiano, com esta veiculação dá vontade de conhecer a Bahia. Eis aí a força estereotipada retratada na credibilidade dos ícones baianos e que em nenhum momento transcende o lado negro dos guetos, da criminalidade, o tráfico de drogas, dos pedintes e dos que alimentamos aos sábados na sarjeta isso sem contar com as grades que colocamos em nossa casa protegendo portas e janelas para dificultar a entrada não autorizada dos ditos delinquentes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: