Estereótipos e categorias sociais: mamãe é down

Contribuição: Luzia Mascarenhas

Matéria publicada no website Saci apresenta uma reportagem sobre um casal, onde o homem tem uma deficiência mental leve e a mulher tem síndrome de down. Tal reportagem retoma um assunto muitas vezes polémico acerca da capacidade de mulheres com síndrome de down poderem exercer o papel de mãe. A sociedade muitas vezes trata estas mulheres como totalmente incapazes, o que não corresponde a realidade. Muitos preconceitos ainda permeiam esta questão, as mulheres com deficiência muitas vezes são desacreditadas a levarem suas vidas como as demais, como se não tivessem o direito de se desenvolverem nos mais diversos âmbitos e contextos. Clique aqui para ler matéria.

3 comentários sobre “Estereótipos e categorias sociais: mamãe é down

  1. Interessante, recentemente assisti um filme muito bonito com o tema da síndrome de down e a crença das pessoas de que os portadores da síndrome seriam incapazes. Ótimo filme, quando achar no Google o nome, volto e posto aqui.

  2. A despeito de variações nos níveis de Síndrome de Down, uma parcela significativa das mulheres apresentam desenvolvimento normal dos sistemas hormonais e reprodutivos. Além deste aspecto biológico, existem variadas habilidades cognitivas e sociais que possibilitam, sim, a maternidade da mulher com Síndrome de Down.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s