Orgulho de ser nordestino?

Contribuição: Ailton Araújo e Lucas Carneiro

Orgulho de ser nordestino. É uma defesa regionalista ou um ato reativo aos estereótipos negativos propagados contra o povo nordestino?

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

8 comentários em “Orgulho de ser nordestino?”

  1. Também creio ser um pouco dos dois e sendo que pode-se perceber uma relaçâo de causalidade: uma defesa regionalista advinda de uma reação contra os estereótipos do povo nordestino.

    Curtir

  2. Acredito que seja uma maneira de afirmação, de luta. Principalmente contra os esterótipos negativos frente aos nordestino. Se ninguém tivesse preconceito contra nordestino, difilcimente se criaria esse marca!

    Curtir

  3. Sou nordestina, e pernambucana, e acredito que é realmente uma defesa ao ataque dos estados do sul/sudeste que se acham superiores, não todos os habitantes, mas grande parte sim, acham que nossa região é atrasada, que somos inferiores e tentam ridicularizar principalmente o nosso sotaque, fora essa diferença que é cultural e regional, nada temos de diferentes.
    Somos todos de uma mesma nação, vivemos no mesmo país e apesar do nosso sotaque falamos o mesmo idioma. Adoro o Brasil, mas amo Pernambuco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: