Envelhecimento e publicidade

Contribuição: Elisa Araújo & Daiana Nogueira.

A indústria mundial de cosméticos, fortemente aliada com as campanhas de publicidade, reproduz uma cruel ditadura de eterna juventude e vitalidade feminina. É transmitido o ideal de beleza associada à ausência de rugas, marcas de expressão e qualquer sinal que caracteriza o envelhecimento humano. Essas propagandas focam o publico feminino, principalmente, pois são pessoas sensíveis e mais vulneráveis a exigências e expectativas sociais.

4 comentários sobre “Envelhecimento e publicidade

  1. Será que no cotidiano nós também não fazemos exclusões e inclusões seguindo o padrão de estética exigido e reclamado …

  2. Propanganda de cunho meramente apelativo, na qual induz a pessoa a acreditar que produtos fúteis e supérfluos são importante para suprir as necessidades básicas do indivíduo, levando-lhe a ilusão de que a falta de aquisição do produto, levará a um processo de exclusão social fazendo você se esconder e se sentir mal diante do envelhecimento natural.
    Isto fatalmente levará o sujeito à práticas de crenças com baixo nível de consciência e falta de aceitação pessoal.

  3. mas é isto…
    nós nos tornamos apelativos: use, compra, vista, seja, olhe, beba, coma…
    E o pior…é um “Vigiar e Punir”..constante…
    Vá até uma banca de revista. As revistas femininas são uns horrores de futilidade, exigências, demencias e tal…fazem com que vc queira se jogar no mar de Amaralina sem direito a retorno…
    mas se vc vai a uma entrevista, a um encontro…vc quer ir com o melhor padrão de beleza possivel…pq isto aciona no outro inconscientemente a aceitação, visto que vc está exatamente no padrão social de comportamento.

  4. “mas se vc vai a uma entrevista, a um encontro…vc quer ir com o melhor padrão de beleza possivel…”

    Acho que se cai na mesma armadilha: não é o melhor padrão de beleza possivel, é o que foi imposto por uma sociedade que presa pelo padrão de beleza dominante, o europeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s