Estereótipos e aparência física: no orkut

Contribuição: Clara Vasconcelos & Daiana Nogueira

O site de relacionamentos Orkut, dentre outras ferramentas, oferece a oportunidade do seu associado postar fotos que podem ficar visíveis a todos os demais associados. No início, o Orkut suportava apenas 12 fotos em cada perfil de seus associados. Recentemente, este site de relacionamentos aumentou a sua capacidade de receber fotos assustadoramente. Comportando inúmeros albuns com cem fotos cada. É bastante visível que estas fotos muitas vezes são maneiras de promover-se em um universo onde a beleza e a aparência são valorizadas a ponto de influênciar a quantidade de amigos e popularidade dos indivíduos em comparação com os demais associados.
A beleza é tão importante para tal site de relacionamento que recentemente, o Orkut publicou uma pesquisa sobre as percepções de seus usuários sobre suas próprias aparências físicas:  http://blog.orkut.com/2007/11/tendncias-do-orkut.html
Além disso, observa-se que os estereótipos acerca do que é belo, ou não, são muito nítidos, como demonstram as comunidades:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=36834786;

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=745986

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=27631092

Ainda é valido salientar que estas comunidades (com suas fotos de apresentação) e as fotos postadas pelos usuários tendem a seguir o padrão de beleza vigente na atualidade, valorizando aspectos como a magreza, cabelos lisos e loiros e pele clara. Revelando, portanto, um processo de homogenização, e a consequente exclusão daqueles que não estão afinados com o requerido padrão.

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

Uma consideração sobre “Estereótipos e aparência física: no orkut”

  1. O orkut é uma maneira clara e explícita do quanto a mídia infuencia o que deve ser considerado como beleza ou não… Podemos perceber também o preconceito da maioria das pessoas em relação aos indivíduos considerados fora do padrão de beleza!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: