Estereótipos e humor: mulher feia

Contribuição: Laís Marques

Avatar de Desconhecido

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

10 comentários em “Estereótipos e humor: mulher feia”

  1. O estereótipo da mulher feia é muito mais forte que o do homem feio… Na verdade, é como se a mulher feia fosse muito mais feia que o homem feio. A imagem da mulher feia também está ligada à forma como se veste, no vídeo acima, por exemplo, fizeram questão de deixar a mulher o mais feia possível. Acho que tudo isso se liga ao fato de que a mulher, esteticamente, é muito mais cobrada pelo homem, até por conta do estereótipo de objeto sexual masculino…

    Curtir

  2. eu concordo com a luciana!! a mulher é muito mais cobrada esteticamente que o homem, e se não está dentro dos padrões é vista como desleixada e preguiçosa. esse tramento dado a mulher, como lembrou luciana, reflete o estereótipo da mulher objeto, que deve estar sempre linda e disposta a agradar o homem.

    Curtir

  3. Concordo com as meninas. E acho que o estereótipo de mulher como objeto e todas essas cobranças que recaem sobre a figura feminina são muito bem destacáveis através de uma simples olhada nas revistas destinadas às mulheres, onde o conceito de beleza parece ser o centro da discussão. Como Lais disse, parece que mulher tem a obrigação de estar sempre “dentro dos conformes”… O vídeo além de criticar a mulher que não se encaixa nos padrões atuais de beleza, tende a ridicularizá-la, tornando-a alvo de chacota. “Quem casa com mulher feia sempre vê assombração Sonha caindo da cama e quebrando a cara no chão” diz a música…

    Curtir

  4. Essa questão da exigência de um certo padrão de beleza femina é realmente muito grande. As revistas “destinadas” às mulheres apresentam sempre os mesmos temas: dicas de moda, maquiagem, cabelo, receitas de dietas mirabolantes… etc. Mais recentemente, uma dessas revistas trazia a seguinte nota: “Truques para esconder os defeitos do corpo na hora H”.
    Além disso, embora cada vez mais a gente veja por aí uma exigencia no padrão de beleza masculino, a exigencia da beleza feminina é muito mais forte… o que parece é que a mulher precisa ser bonita para “arrumar logo um pé de bota para não ficar encalhada”… e, por isso, pode (e deve) se contentar com “qualquer coisa”!

    Curtir

  5. Acredito tb que esta imposição é aceita pela maioria das mulheres, que muitas vezes são as primeiras a apontar os “defeitos” das outras mulheres, o que só alimenta este estereótipo.

    Curtir

  6. Mas acredito tb que as mulheres, de certa forma, colaboram com esta exigência. è muito comum vermos mulheres apontando os “defeitos” de outras na praia, acadewmia, festas, rtc. Sem contar que muitas , mesmo sem querer, se vestem de forma “sedutora” para atrair os olhares masculinos e , principalmente, os femininos…

    Curtir

  7. Concordo com tudo isso… E é incrível como isso repercute na auto-estima da mulher… A própria mulher introjeta esses valores de beleza e guia sua vida de acordo com eles. Seja no corte de cabelo, na cor do cabelo, na decisão de fazer lipo ou redução de seios, todas essas “escolhas” na verdade não são escolhas, são uma reprodução desses valores introjetados.
    Vamos mandar a conta da terapia pra globo e cia, pq só com muita terapia pra sobreviver a tudo isso….
    Enfim, só pra dar um lembrete: mulheres, eu estou me formando viu? hahahahahaha

    Curtir

  8. É meninas, e como fica nossa auto-estima, hein?
    Vamos mandar a conta da terapia para globo e cia… Pq só com muita terapia para sobreviver a toda essa pressão psicológia…

    P.s: Galera, eu to me formando, viu? hahahahahahahha

    Curtir

  9. Concordo com tudo que já foi dito. Esta é uma questão muita séria e que merece muita atenção e discussão. Pois, a repercussão psicológica, que toda essa pressão exercida pela sociedade provoca é muito grave. Tem adolescente suicidando por causa disso, sem falar nos casos de anorexia e bulemia, que é cada vez mais mais comum.

    Curtir

  10. Nunca fui bonita, pelo contrário, sempre fui feia, muito feia. Enquanto todas as mulheres levam cantadas, só tive e tenho até agora coleções infinitas de deboches e insultos. Todas os seres humanos já tiveram vários parceiros sexuais (que é natural), coisa que para mim é impossível. Tanto é que aos 47 sou virgem, não por opção, é pq sou repugnante mesmo. Sou o Corcunda de Notredame tupiniquim. De tantas desaventuras passei a viver a vida dos outros, vivo as estórias dos livros que leio, dos filmes e novelas que assisto.

    Curtir

Deixe um comentário