Grupo jovem de um cursinho pré-vestibular

Autoras: Agda Mariana Andrande, Ana Carolina de Oliveira, Carolina Sulz, Olga Amazonas e Rosilene Silva

Sabendo-se que as principais atividades cotidianas são feitas em grupos, e ressaltando-se a percepção do grupo como uma entidade e não como um conjunto de indivíduos, tem-se a idéia da importância destes na vida dos indivíduos e da sociedade. Deste modo, os grupos se mostram de extrema relevância na formação da identidade psicossocial dos indivíduos à medida que são responsáveis pela concretização das idéias e valores de justiça; bem como proporcionam um espaço para a comparação do comportamento da própria pessoa em relação ao comportamento de um outro membro, possibilitando, assim, um julgamento das suas condutas.

Há uma dificuldade em definir o que é grupo, pois existe ausência de uma posição conceitual no mínimo heterogênica. Todavia a fator que mais caracteriza os grupos é que, em todos eles, duas ou mais pessoas se relacionam para uma finalidade e estas consideram essa relação significativa.

Esta dificuldade encontrada na formulação de uma definição para o conceito de grupo reflete, de certo modo, as distintas acepções que se tem acerca desse termo. Desta forma, o conceito de grupo não deve ser entendido de forma genérica, uma vez que o termo engloba diversos tipos de grupos específicos, percebidos e compreendidos de divergentes formas.

O grupo selecionado para a realização do estudo em questão mantém uma interação diária desde que as aulas do cursinho pré-vestibular começaram. Ao decorrer do convívio em sala, os integrantes foram aos poucos descobrindo os interesses e pontos de vista de seus colegas e, dessa maneira, criando laços e afinidades uns com os outros, consequentemente formando grupos.

Através do convívio diário no cursinho, os integrantes vão se expondo ao contato maior uns com os outros, já que eles não interagem apenas durante as aulas, mas também durante os intervalos, durante o horário do lanche e assim vão conhecendo melhor uns aos outros, seus objetivos pessoais e suas características próprias.

Considerando a estrutura do grupo em questão, quanto ao tamanho, grau de intimidade e função, pode-se inferir que se trata de uma galera: grupo pequeno, primário e com função sócio-emocional.

O grupo constitui-se pequeno, pois é formado com menos de 30 integrantes. O grupo também possui a característica de ser sócio-emocional, pois a maioria de suas atividades ocorre, por parte dos membros, em busca de um afeto, de interação social e afiliação e não para a realização de tarefas.

O referido grupo é composto por 6 pessoas e possui um alto grau de interação, com contato face à face entre os membros (característica de grupos primários); havendo aceitação e colaboração íntima, sendo fundamental para a formação da natureza e os ideais sociais dos indivíduos. Apesar de ser predominantemente sócio-emocional, em algumas situações são orientados pela tarefa, já que muitas vezes os integrantes se reúnem com o objetivo de formar grupos de estudo.

As fotos revelam um local de descontração durante o intervalo entre as aulas do cursinho. Trata-se da ala de alimentação de um shoping certer que se localiza ao lado do cursinho, onde o grupo lancha, conversa e interage.

De acordo com o que relata uma das integrantes do grupo, as duas fotos parecem ter sido escolhidas porque revelam um momento e um ambiente de descontração, que possibilita aos membros descansar e, sobretudo aliviarem a pressão causada pelo vestibular. Desta forma o grupo da importância a esse ambiente a medida que nele os membros encontram-se relaxados, podendo aliviar o stresse da sala de aula, e conversar sobre outros assuntos que não os referentes ao cursinho ou as provas de vestibulares.

Os significados atribuídos a esse contexto aparecem como os opostos aos atribuídos a sala de aula. “O horário do lanche no intervalo é o horário em que a gente conversa sobre nossos objetivos, sobre a vida pessoal, sobre os relacionamentos, o que é muito diferente do que a gente vê dentro da sala de aula ou dentro do ambiente de cursinho”, “As meninas ao saírem da sala… vão ter uma vida social”.

Os significados atribuídos refletem desta forma, a descontração proporcionada pelo ambiente menos tenso que a sala e a possibilidade de se trocar experiências pessoais.

O local onde a foto foi tirada é o shopping ao lado do cursinho. Desta vez o grupo procurou focar a relação deles com integrantes de outros grupos (exogrupo). A importância dada ao contexto reside justamente no fato de este possibilitar o gesto de amizade. Vemos assim o significado positivo que o grupo atribui ao contexto que permite a aproximação entre pessoas de distintos grupos.

As fotos  revelam ambientes distintos, mas que guardam importância e significados muito próximos. A primeira foto  foi tirada no corredor do cursinho, enquanto o grupo aguardava o professor. Os integrantes que contem a prova de vestibular na mão estão discutindo sobre alguma questão entre si, ou tirando alguma dúvida. Só na segunda foto  observamos a interação entre os integrantes na sala de aula. As importâncias dadas aos contextos são semelhantes à medida que revelam a interação, a troca de idéias e a possibilidade de se aumentar o aprendizado do grupo. Neste caso observamos no grupo uma função mais orientada para uma tarefa, apesar da sua função ser predominantemente sócio-emocional. Os significados atribuídos perpassam não apenas pela questão do rumo do grupo para um objetivo específico, a possibilidade de interação com outros grupos ressalta nestes contextos objetivo de um grupo maior (todo o cursinho), que é ser aprovado no vestibular.

Nesta foto os membros do grupo estão na sala esperando o professor dar início a aula. A importância e o significado dessa fotos estão atrelados a questão das conversas curtas, pois o foco principal no momento é a aula – neste momento pode-se inferir que estão voltados pra tarefa .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s