Estereótipos e telenovela: uma Helena negra?

Contribuição: Daiana Nogueira e Elisa Maria Araújo


Ao longo da sua trajetória como autor, Manuel Carlos escreveu novelas protagonizadas por mulheres bem sucedidas, que lidam bem com os obstáculos da vida, que são de alto nível sócio cultural, sempre boas mães, politicamente corretas e éticas. O intrigante é perceber que todas elas sempre foram representadas na figura de atrizes brancas. Na sua próxima novela, quebrando esse estereótipo, o autor já revelou que Thaís Araújo, será a sua nova Helena. Fica a questão: este ato irá contribuir para a redução do preconceito étnico racial ou acentuará ainda mais as crenças compartilhadas de que atributos valorizados socialmente estão restritos aos brancos?

4 comentários sobre “Estereótipos e telenovela: uma Helena negra?

  1. Ultimamente, Taís Araújo tem tido apenas papéis de “a primeira negra”. Foi a primeira negra protagonista de novela, a primeira negra apresentadora de programa de beleza, e agora a primeira Helena negra… ela é uma ótima atriz e tem carisma, mas me parece que isso é pouco levado em conta.

  2. E pra ser uma “a primeira negra” totalmente, Taís ainda precisa muito, os traços dela são finos, em novelas às vezes pinta o cabelo de loiro e afins. Outra novela que recentemente colocou um protagonista negro foi Malhação, e como Taís, o ator não traz todas as características realmente marcantes do povo.

  3. Apesar de ter alguns traços europeus, Tais continua sendo negra. As novelas nunca foram bons exeplos de redução do racismo, mas creio que é uma boa oportunidade de se ver algo fora do padrão. Vamos ver no que dá!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s