Estereótipos e música: a baiana e a carioca

Contribuição: Clara Vasconcelos, Daiana Nogueira e Elisa Maria

É muito comum encontrar canções, de qualquer gênero musical, recheadas de estereótipos. Tais estereótipos reafirmam crenças compartilhadas acerca de atributos, comportamentos e personalidade de determinados gêneros, raças, nacionalidades, além de afirmar diferenças entre pessoas de diversas regiões do país. Por ser a esteriotipização um processo de simplificação cognitiva, a amplitude e diversidade de vários locais do páis acabam por ser reduzidas a certos fatos, que não necessariamente representam o que as pessoas que vivem naquele local são, acreditam ou fazem em seus cotidianos.
A seguir, temos claros exemplos desta estereotipização:

4 comentários sobre “Estereótipos e música: a baiana e a carioca

  1. O ilusório estereotipo do sucesso brasileiro cauterizado na pessoa de Carmem Miranda, foi um subproduto da relação politica Brasil e Estados Unidos durante a segunda guerra mundial, aonde em troca de fama e a projeção global, agregou-se como efeito colateral, à mulher brasileira, estereótipos pejorativos como: futilidade, docilidade e sensualidade em excesso.

  2. E, assim, o “filtro cognitivo” promovido pelos estereótipos, quando negativo, modela as relações interpessoais na direção do preconceito e rivalidade até mesmo entre os próprios brasileiros, por exemplo. Desse modo, quem comete uma burrice em São Paulo, na verdade, cometeu uma “baianada”; e, aqui na Bahia, carioca é boçal e paulista “se acha!”.

  3. Estes estereótipos, apesar de representarem uma percepção limitada da personalidade e comportamento do baiano e do carioca, têm o poder de incrementar o turismo nestas capitais. Todos quererem conhecer o que é amplamente retratado por estas famosas canções da Música Popular Brasileira. É inegável, portanto, apesar do reducionismo dos estereótipos, alguns de seus possíveis benefícios.

  4. Os estereótipos desencadeiam uma imagem generalista de uma grupo de pessoas através de um membro do grupo. Favorecendo assim, preconceitos e opiniões que não condizem com a realidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s