Contribuição: Marcus Vinicius Alves & Milena Magalhães
O jornal americano “NY Post” publicou uma matéria onde mostra atrizes e modelos americanas sem o auxílio luxuoso do photoshop, revelando assim que nem as estrelas que têm suas imagens vendidas como padrão de beleza escapam das celulites, estrias e sobrepeso. Ver as imagens das modelos em situação díspare ao habitual hollywoodiano, em seus trajes nada bonitos, diga-se de passagem, engendra não só a curiosidade (vai dizer que você não vai correndo olhar na internet as fotos embelezadas das moças?), mas também atiça entre nós ‘normais’ uma espécie de alívio sádico. Clique aqui para ler a notícia.
Com toda certeza um alívio no sentido mais amplo que se possa atribuir à palavra. Isso porque, levando em consideração a dura e incessante campanha de promoção do “belo” – quando deveria ser dos “belos”, abarcando também as peculiaridas dos indivíduos e, dessa forma, não imprimindo sobre eles um estereótipo a ser desesperadamente almejado e alcançado – um toque de lucidez e veracidade faz bem à auto-estima dos que, constantemente, tentam encontrar em si algum traço físico minimamente semelhante aos dos “deuses e deusas de Hollywood”, perdendo, em muitos casos, a paz e o amor pela vida por não alcançarem tal “perfeição”.
CurtirCurtir
Poxa, é muito cruel o que fazem com “nós” mulheres, podemos ser ricas/famosas ou pobres/comuns, nunca passamos despercebidas aos olhares do Outro. A ditadura da beleza europeia nos faz refens da busca de algo que não pode ser atingido por muitas e muitos!! Essa lista não era para nos trazer alívio e sim uma reflexão: O que tem demais essas mulheres terem celulite? e o que tem demais eu ter celulite?
Não é atoa que a maior parte de casos de anorexia e bulimia é de mulheres!
CurtirCurtir
eu acho um cumulo
CurtirCurtir