Notícia do dia: estereótipos, aparência física e preconceito

Contribuição: Gilcimar Dantas

Uma mulher foi obrigada a tirar a blusa na porta giratória de uma agência do Branco do Brasil  em  Jundiaí.  Apesar dela ter afirmado não possuir mais nada que pudesse tirar e por no compartimento para objetos metálicos,  foi hostilizada pelo vigilante da agência e  se sentiu obrigada a tirar parte da roupa  para “provar” que falava a verdade. A vítima alegou ter sofrido tal humilhação pelo fato de ser negra.
Não é nada imprudente acreditar que ela tenha razão, pois no Brasil não é nada estranho determinadas pessoas serem categorizadas negativamente como se todas elas possuíssem certas características que, por si só, as tornassem desprezíveis. Clique aqui para ler a notícia.

2 comentários sobre “Notícia do dia: estereótipos, aparência física e preconceito

  1. A todo instante está se julgando, prejulgando e dando parecer como verdades absolutas. O caso em epígrafe demonstra claramente o quanto ainda se carrega um quadro referencial que de forma subjacente macula a personalidade do indivíduo.
    Declaro que a ação malfadada, se constitui num exemplo claro da produção de estereótipo dentro de um atrelamento psicofísico e em evidência os seus respectivos danos.
    Por que julgar de forma preconcebida se estamos no contexto da imperfeição?

  2. Infelizmente no Brasil o preconceito está enraizado e tratado de forma que não existisse… Porém, sabemos que fatos como esses, são exemplos explícitos dessa interiorização discriminatória!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s