Estereótipos e aparência física

Contribuição: Adriana Teixeira

O caso de Thais no Programa “Se vira nos trinta – do Faustão” é um exemplo do efeito do quanto a aparência física classifica ou desclassifica o ser – através da estereotipização. A reação do público mostra a satisfação da quebra de um padrão de pensamento.

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

3 comentários em “Estereótipos e aparência física”

  1. Olá, passei pra elogiar o seu site. Estou fazendo um trabalho de administração mercadológica e durante uma pesquisa (apenas visual) em um supermercado tive, eu, que estereotipar os grupos.
    Interessante foi perceber que alguém também levantou essa questão e a trabalhou de forma tão séria.

    Onde posso achar os seus livros?

    Um abraço

    Curtir

  2. a reação do público mostra o choque diante da performance da garota, ainda que esta, rigorosamente, tenha deixado a desejar… mas não acredito que represente a quebra de um padrão de pensamento.

    Curtir

  3. Perfeita a colocação da Carol Aguiar. O burburinho do público expressa mesmo a surpresa e a quebra da espectativa que há em torno do estereótipo do obeso. Entretanto, tal performance não alterará o padrão estereotípico porque este está vinculado a uma categoria e não a um desempenho diferenciado momentâneo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: