Estereótipos, humor e gênero: cientistas Gays descobrem o gene cristão

Contribuição: Marcus Vinicius Alves

Muitas vezes manchetes como “Cientistas descobrem o gene da homossexualidade” foram noticiadas, provocando alarde na sociedade, o vídeo promove uma troca, onde agora os cientistas gays é que fazem uma descoberta semelhante. Essa brincadeira é uma sátira ao modo como são mostrados os avanços da biotecnologia atualmente: em grande parte negligenciando o conteúdo psicossocial das escolhas, crenças e valores humanos e corroborando com conceitos minimalistas, onde os genes ditariam a vida inteira dos indivíduos antes mesmo do nascimento. Além disso, invertendo os papéis o vídeo brinca com um dos sonhos de muitos cristãos: arranjar um culpado biológico para a homossexualidade (como se fosse algo para se culpar), o que corroboraria com pensamentos preconceituosos acerca deste grupo social devido ao determinismo genético.

Um comentário sobre “Estereótipos, humor e gênero: cientistas Gays descobrem o gene cristão

  1. Ainda se cria muita celeuma em volta de um assunto tão normal como a homossexualidade. A questão é, por que? Seria pelo fato do preconceito e discriminação pelo o que ainda se categoriza, ou que dentro da própria subjetividade do indivíduo se cria um estereótipo? É algo para se pensar.
    Vivemos numa sociedade repressora, coercitiva e com focos de purutanismo que interfere de forma severa na boa interação social. Se pudéssemos falar abertamente dos nossos desejos, fantasias e recalques, poderíamos pronunciar também abertamente e sem medo de errar, o termo homossexual. Ao analisar a identidade sexual em suas tres nuances (identidade de gênero, os papeis sexuais e a orientação sexual),veriamos que a situação não é tão complexa como problematiza o senso comum… O povo quer algo para falar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s