Contribuição: Clara Vasconcelos e Daiana Nogueira
Como em todas as regiões do Brasil, os sulistas também sofrem com alguns estereótipos, que são muito disseminados. É comum ouvir piadas sobre a sexualidade dos homens desta região.
Clique aqui para assistir o trecho de um programa humorístico que ilustra tal situação.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Autor: Marcos E. Pereira
Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia.
O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6
Ver todos posts por Marcos E. Pereira
Na realidade, o que acontece no Rio Grande do Sul é o seguinte. Os gaúchos, em geral, sempre carregaram o estéreotipo de macho, grosseiro, rude etc. Isso se deve á longa revolução que tiveram pelo separatismo. houve uma época que a cidade de Pelotas era a mais rica, então os pais mandavam seus filhos estudarem na Europa, o que fazia com que os jovem perdessem esse costume grosseiro e rude. As cidades ao redor tomaram conhecimento desta mudança comportamental e começaram a espalhar que Pelotas tinha muitos homossexuais, sem que isso fosse realmente verdade.
Isto fazem muitos anos, mas até pouco tempo atras o gaúcho continuava com o estereotipo de macho, mesmo com a fama de Pelotas, que já tomado uma dimensão nacional. Até que um dia, o humorista Hélio de La Penha, veio para o Rio Grande do Sul, entrou num bar, veio a ficar embriagado e começou a dançar em cima da mesa e tirar a roupa. Os seguranças imediatamente pediram para ele se retirar. Ele ficou irritado com a situação e, aproveitando o gancho da fama de pelotas, começou a exibir no Caceta e Planeta essa ideia de que o gaúcho é homossexual. Como o programa é de influencia nacional, distorceu muito o verdadeiro esterotipo gaúcho.
Abraço
CurtirCurtir