Contribuição: Daiana Nogueira e Elisa Maria Araújo
Esta é uma rápida cena do filme “Pequena Miss Sunshine”, que ilustra o percurso de uma garota rumo a um Concurso de beleza e dança. Neste concurso, as pequenas garotas são avaliadas de acordo com seus atributos estéticos, que são influenciados pelos estereótipos apresentados pelas mulheres candidatas ao “Miss Mundo”. Não só nesta cena, como em todo filme, vemos a estereotipização infantil de comportamentos e características físicas que são oriundos do universo adulto. Desde a sua mais terna socialização, portanto, os indivíduos são impactados pelos mais diversos estereótipos acerca do que é mais “favorável” e “valorizado” socialmente.
Excelente filme. É assutador como na busca por características adultas essas meninas viram verdadeiros monstrinhos. A de lacinho rosa fisgava o papel de namorada do Chuck fácil, fácil.
CurtirCurtir
As crianças em sua santidade sapiência, vivendo no ambiente reificado que as cerca, atreladas a um processo ontogenético, possivelmente também pelas características filogenéticas passarão para a posteridade os seus caracteres, que segundo Darwin, eram o serem bem sucedidos. Aí esvai-se a sigeleza, a beleza e até mesmo o sentido angelical quando se agraga valor à crença do estereótipo da criança como pequeno adulto.
CurtirCurtir