Estereótipos e cinema: personagens saturados

Contribuição: Clara Vasconcelos

Post publicado no site Baldorium descreve os vários tipos de homens e mulheres comuns no cinema. Fica claro como a nossa cultura é impregnada pelos diversos estereótipos de homens e mulheres. A mídia e a sociedade de maneira geral insistem em reforçar estes estereótipos, fazendo com que estes estejam cada dia mais arraigados nas nossas crenças, costumes e maneiras de agir perante pessoas que consideramos como pertencentes a algumas categorias sociais. Clique aqui para ler.

Avatar de Desconhecido

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

3 comentários em “Estereótipos e cinema: personagens saturados”

  1. Ótimo post! Realmente o cinema está cheio de imagens estereótipadas. E é por isso que a maioria dos filmes hollywoodianos são previsíveis, tanto quanto as novelinhas globais (e agora até de outros canais), com seus personagens de fácil leitura e profundidade de uma xícara quebrada. Sem falar nos magníficos atores!

    Curtir

  2. Quanto aos estereótipos dos personagens saturados, não acredito que eles estejam ali parados, estáticos, com a mesma cara, ou seria máscara?
    Mesmo quando acaba o sucesso, eles buscam novos protagonistas, aos quais induz a uma introspecção para uma encenação subjacente, donde emergem características significantes cujos significados fazemos questão em não deixar transcender.

    Curtir

Deixe um comentário