3 comentários sobre “Estereótipos e publicidade: criança e consumo

  1. É realmente incrível as proporções que alcança a influência da mídia na vida das pessoas:
    Adultos aceitam e seguem um estereótipo de beleza; crianças, ainda desprovidas de um senso crítico, introjetam valores e conceitos que refletirão em suas relações sociais e visão de mundo; comunidades e grupos específicos tornam-se desvalorizados ou o contrario, são supervalorizados em detrimento de outros; sem contar com tantas outras “ótimas contribuições” intelectuais que a mídia/publicidade nos proporciona.
    Eis um instrumento de comunicação social que pede cuidadosa análise de seus conteúdos – e depois disso muita coisa não valerá a sua atenção!

  2. A proposta capitalista é criar a crença de que as pessoas só vão ser aceitas socialmente através de seus bens materiais. E quando as devidas aquisições são precedidas de embargos, os indivíduos se utilizam de meios escusos para fazer valer seu ingresso no contexto social desejado.
    Esta é uma situação deveramente perniciosa, especialmente para as crianças, pois essas, não têm ainda o discernimento necesário para estabelecer as dissonâncias graves da lógica capitalista de criar futuros consumidores e não cidadãos conscientes do seu papel social.

  3. Este vídeo no lembra um aconteciemnto ocorrido com o grande pacifista Mahatma Ghandi: Certa feita Ghandi foi convidado a dá uma palestra em um local luxuoso e lá chegando, foi barrado pelos seguranças por não está vestido adequadamente -segundo os seguranças- Ao passar de um dia, enviou suas roupas juntamente com uma carta aos coordenadores da conferência, onde esta relatava a seguinte frase:
    ” A vocês que acreditam que o homem vale o que veste, aqui estou eu”…
    este fato nos faz refletir que o caráter e a dignidade do indivíduo não podem ser medidos ou avaliados pela posse dos bens materiais que ele tem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s