Título: Perceptions of Culture in Multicultural Space: Joint Presentation of Images From Two Cultures Increases In-Group Attribution of Culture-Typical Characteristics
Autores: Chi-yue Chiu, LeeAnn Mallorie, Hean Tat Keh, and Wilbert Law
Periódico: Journal of Cross-Cultural Psychology 2009;40 282-300
Resumo: clique aqui para obter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Autor: Marcos E. Pereira
Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia.
O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6
Ver todos posts por Marcos E. Pereira
Dei uma traduzida no resumo do artigo para catalizar o interesse e possíveis discussões. Pretendo fazer isso de vez em quando.
“O presente trabalho testa a hipótese de que a copresença de imagens de duas culturas aparentemente distintas (chinesa e americana) no mesmo espaço aumenta a sensibilidade dos indivíduos para as características psicológicas da cultura do endogrupo e a tendência de utilizar a cultura como um esquema para organizar percepções. Os autores concluem que a visualização de imagens das culturas chinesa e americana simultaneamente evoca um “mind-set” cultural. Como conseqüência, as pessoas (tanto dos Estados Unidos como da China) tendem a ampliar a incompatibilidade percebida entre as culturas chinesa e americana e esperam que membros do endogrupo possuam atributos psicológicos típicos da cultura. Nos dois experimentos, um realizado em Pequim, na China, e outro nos Estados Unidos, foram encontradas evidencias para esta tese.”
Revisões são bem-vindas 🙂
CurtirCurtir