10 comentários sobre “Essencialismos: racism sexism speciesism

  1. Percebe-se que dentro de todas as espécies, o resquício de de discriminação movido pelo preconceito e a criação de estereótipo, termina por igualar todos os seres numa clara demonstração de irracionalidade ou seja, todas essas pessoas que aderem este tipo de comportamento, são os que Nelson Rodrigues chamaria de IDIOTA DA OBJETIVIDADE, sendo aqueles que obedecem os comportamento de massa sem pensar em sua verdadeira função social (muitas vezes esses ranços ideológicos são criados meramente com fins políticos e econômicos para que as pessoas não se comuniquem adequadamente e fiquem alienadas a si mesmo sem procurar melhorias sociais. Um exemplo clássico: as construções civis modernas que fomentam a individualidade e a não comunicação entre os semelhantes).

  2. Percebe-se que dentro de todas as espécies, o resquício de de discriminação movido pelo preconceito e a criação de estereótipo, termina por igualar todos os seres numa clara demonstração de irracionalidade ou seja, todas essas pessoas que aderem este tipo de comportamento, são os que Nelson Rodrigues chamaria de IDIOTA DA OBJETIVIDADE, sendo aqueles que obedecem os comportamento de massa sem pensar em sua verdadeira função social (muitas vezes esses ransos ideológicos são criados meramente com fins políticos e econômicos para que as pessoas não se comuniquem adequadamente e fiquem alienadas a si mesmo sem procurar melhorias sociais. Um exemplo clássico são as construções civis modernas que fomentam a individualidade e a não comunicação entre os semelhantes).

  3. Eu entendo seu estranhamento, Diogo, mas a “lógica de superioridade” que leva ao racismo e sexismo não é tão diferente quanto parece a primeira vista da que nos leva a nos sentirmos tão superiores aos outros animais…

  4. É. Se achar superior aos demais animais é uma coisa um tanto boba. O ser humano não passa de mais uma espécie lutando por sua sobrevivência, como as demais.

    Mas, o que eu não entendo é a tentativa de se equiparar nossas relações interespécie como se fosse sequer parecidas com a que estabelecemos com os outros bichos. O ser humano só se faz humano na relação com os outros humanos. Não creio que o compromisso ético que uma pessoa deva ter com as demais pessoas seja algo semelhante ao que se dedica aos animais, como esta peça publicitária sugere tão enfaticamente utilizando o simbolo de igualdade entre as palavras.

  5. e as plantas? somos superiores a elas? eu me oponho a opressão sofrida por todo tipo de fruta, verdura e raízes. comer planta é um tremendo e irracional plantismo. Briguemos pelos direitos dos vegetais.

  6. É isso aí, esse “Reinismo” todo é uma vergonha. Comer saladas deveria ser proíbido, e pisar em pedras também, o reino mineral merece tanto respeito quanto os outros!

  7. Concordo com Diogo em tudo que falou.

    Agora, as piadas são válidas sobre as plantas e pedras, entretanto há um argumento interessante que se expressa em uma só imagem e serviria se algum vegetariano aparecesse aqui pra defender os bichinhos.

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/62/Biological_classification_L_Pengo_vflip-pt.svg

    Deu pra entender? Na bruta taxonomia dos seres vivos o taxon Espécie é o último classificador geral (pq ainda existem subespécies, variedade etc.) enquanto que os Reinos se dividem lá em cima, no terceiro degrau, afastando muito os animais das plantas.
    Mas como eu não sou vegetariano, que seja.
    Eu sempre achei um argumento fraquíssimo para ser vegetariano o “cuidado com os bichinhos”, “pena dos bichinhos”, “os bichinhos sofrem” etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s