Estereótipos e televisão: gordos e magros

Contribuição : Aruanã Fontes e Milena Magalhães

As imagens mostram atores ‘gordinhos’ que representam personagens com algumas características: gulosos, engraçados, atrapalhados, etc. Enfim, uma série de peculiaridades que comumente são atribuidos as pessoas acima do peso nos programas televisivos.
Na primeira imagem vemos uma família da novela “Sete Pecados”. Nessa novela eles eram donos de um restaurante e em suas cenas sempre estavam comendo ou fazendo alguma trapalhada. Eles representavam o pecado da gula.
Na segunda vemos dois atores do programa “Zorra Total”, eles apresentam vários quadros, sendo que em sua maioria representam personagens comilões fazendo o estilo comédia pastelão. A personagem Dra. Lorca (Fabiana Karla), em especial, está sempre com alguma guloseima em mãos.
Em “Saramandaia”, novela da Rede Globo, a personagem D. Redonda é conhecida pela célebre cena em que explode por ter comido muito.
Também vemos esse tipo de personagem em filmes, como “O Amor é Cego” e o “O Professor Aloprado”.
Raramente vemos personagens gordos que se desvinculam desse estereótipo.

Um comentário sobre “Estereótipos e televisão: gordos e magros

  1. A atribuição de características psicológicas a um determinado biótipo é mais comum do que nos damos conta. Além de “simpáticos” e “engraçados”, os gordinhos geralmente são representados como indivíduos “desleixados”, que não cuidam da saúde, “solitários” e com muitos problemas amorosos. Enquanto o biótipo magro e esbelto é representado como característico de indivíduos “saudáveis”, que fazem esportes e se preocupam com a alimentação, além de socialmente aceitos e bem resolvidos amorosamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s