Contribuição: Leandro Muniz
Matéria da BBC Brasil publicada pelo Último Segundo relata uma pesquisa conduzida por cientistas americanos na qual se alude ao enorme potencial de felicidade que se encontra aberto para os feios. Clique aqui para ler a matéria.
Autor: Marcos E. Pereira
Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia.
O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6
Ver todos posts por Marcos E. Pereira
Gostaria de ler na íntegra o artigo dessa pesquisa, para verificar qual foi a metodologia utilizada, a epistemologia, etc. Acredito que da forma como foi apresentada nesta matéria não possa nos trazer confiabilidade.
CurtirCurtir
No mínimo é bastante curioso pensar que um casamento (que envolve inúmeras outras variáveis aparentemente muito mais relevantes) tem mais chances de durar se um homem feio é casado com uma mulher bonita, essa pesquisa soa mesmo a especulação, aquele tipo de pesquisa que se faz para, a todo custo, encontrar o resultado desejado.
CurtirCurtir
Baseado nos dados apresentados, consideramos insuficiente para uma posição muito determinada a respeito do assunto. Dizer que o relacionamento de um homem mais feio do que a mulher tem mais chance de dá certo é estabelecer padrões de beleza e desconsiderar outros fatores que dão sustentação a uma relação.
Será que 80 casais entrevistados representam neste contexto a realidade do universo das pessoas que se casam?
CurtirCurtir