Estereótipos e música: o padre galã

Contribuição: Ailton Araujo e Lucas Carneiro.

Esse é o perfeito estereotipo do galã e conquistador: pose sedutora, corpo erotizado e olhar 43. Porem, esta foto é do padre Fábio de Melo, o maior recordista de venda de cds mesmo sendo um cantor de música gospel. Este é um perfeito contra-estereotipo de um padre católico.

29 comentários sobre “Estereótipos e música: o padre galã

  1. Gente!!!!!!!!!!!!
    ele tá um gato!!!!!!!!!
    e assim, se observarmos…esta foto faz uma alusao ao Galã Elvis Presley ne?

      1. Eu vi uma entrevista aí onde esse padre disse que não poderia ser possível amar a deus sem antes ter amado (no caso, imagino, uma mulher).

        Enfim, o que ele disse foi “já transei” antes de ser católico. Creio que ele tem uma postura semelhante aos evangélicos. Se já transou antes de ter se convertido – deus perdos – caso não – espere pra quando casar.

      1. Bom, se ele não for contra o celibato quem perde é ele e os que seguem a mesma ideologia.

    1. Essa posição dele nada mais é do que uma tentativa de roupagem nova a velhos dogmas da igreja católica. E isso não tem dado certo.

  2. É paradoxal, realmente, que em um momento no qual o catolicismo vive empenhado em “limpar” a imagem dos diversos escandalos sexuais que envolveram o clero, vemos na mídia, exaustivamente, um padre católico com falas, olhares e insinuasões sedutoras, beirando um apelo sexual.

  3. Justamente pelo fato dele mais parecer um cantor romântico secular, é muito difícil conseguir enquadrá-lo no estereótipo de padre que eu conheço – aquele homem de batinha falando latim, fazendo missa e ouvindo confissão.

  4. O Padre Fábio tem um apelo popular que agrada a Igreja, no momento em que as evangélicas estão crescendo naquele pique.
    Ele faz parte de uma corrente que ocupa o espaço “pentecostal” a canção nova
    quer ouvir os sermões: canal 34 aqui em salvador…

    1. Pedro, acho que vç esta bem equivocado ao dizer isso né…
      porque ao invés de vçs falarem tanto mal da igreja católica e do padre fábio de Melo não vão estar evangelizando, levando alguma coisa boa para o seu próximo…..
      Acho que vçs tem é muito tempo para ficar criticando, são um bando de ignorantes que não conhecem a palavra de DEUS, um monte de invejosos….
      QUE DEUS ILUMINE O PADRE FÁBIO, PESSOA ABENÇOADA POR DEUS….

  5. Eu li uma matéria na veja sobre ele em fevereiro. Além disso, já até assisti à algumas entrevistas. Realmente, não é nem um pouco um padre tradicional. Parece que até dá luzes no cabelo (bem moderno, rsrs). Com relação ao celibato, pelas declarações do próprio padre, parece concordar com isso.

  6. Olha só, eu também não sou a favor do celibato, o qual fora criado na época medieval para que o patrimônio da Igreja não fosse dividido com os herdeiros e ela assumisse um cpmpleto domínio sobre estes patrimônios tornando-se a grande latifundiária. Com o celibato, muitos deles já chegam as vias de fato! Sem o celibato é de se esperar que o número de moteis aumentem assustadoramente sob a benção do senhor.

  7. O padre é um verdadeiro instrumento d evangelização do Senhor naum o condeno pela sua vaidade mas admiro do fundo do meu coração o seu modo de evangelizar através dele Deus alcaça milhões de corações que tem voltado-se para Deus.Ele é a favor do celibato.

  8. CRISTO, nos ensinou muitas verdades, que se vividas nos fazem realmente pessoas mais felizes. Talvez muitas de suas verdades, se choquem com a imagem do amado Pe. Fábio, porém a maior verdade que nosso Senhor nos ensinou, e que é a chamada Regra de Ouro, comum a todas as religiões, é que “devemos fazer aos outros, aquilo que gostaríamos que os outros fizessem a nós”. Não por interesse, dar para receber, mas sim, porque dessa forma temos o real controle sobre nossas vidas, uma vez que dando para receber em troca, acabo transferindo o destino de minha vida para outra pessoa. Partindo deste principio, eu afirmo, que não gostaria que me julgassem dessa forma, de uma maneira no mínimo desumana, com traços de nítida ignorância e parcialidade. Só entende o celibato, quem vive o celibato. Só entende a castidade, quem busca viver a castidade, inclusive no matrimônio, e no matrimônio,isso não significa a ausência de relações sexuais, mas sim a presença. Eu também fico incomodado com a imagem do Pe. Fábio, porém oque mais me imcomoda, é que assim como ele é, ele é mais luz e presença de CRISTO do que eu. Assim como ele é, ele respeita muito mais meu jeito de ser do que eu mesmo. E pra ser sincero, a minha opinião sobre ele,não vai adiantar nada no momento em que ele for julgado, pois lá estarão apenas ele e nosso Senhor JESUS, e ninguém mais!

  9. Acho fantástico essa quebra de esteriótipo que ele proporciona. Aproxima uma figura religiosa de nós. Ninguém quer mais aqueles discursos de pudor e prisão que a igreja católica proporciona, vide o crescimento de outras casas religiosas no Brasil. o esteriótipo criado para os padres é ridículo e super ultrapassado.
    Esse padre aí, procura explicar a vida de forma mais próxima de nós e nao com mitologia barata, como ainda a grande maioria faz.
    Parabéns para ele.

  10. isso parabéns mesmo, agora o próximo passo é formar uma banda do tipo village people para cantar we want you numa versão gospel.

  11. Pe Fábio falou: Para Jesus Cristo conseguir tal visibiliade ele perisou ser sedutor, então porque ele não poderia ser tbm?

    Aí fica a pergunta…

    1. 1) Mesmo na Bíblia a sedução sempre foi mostrada de forma pejorativa, a exemplo temos Bateseba e a sedução de Davi, e posterior castigo divino que sofreram. Sem falar da sedutora serpente que tentou Adão e Eva. A sedutora Maria Madalena, a lacívia é, inclusive, um pecado, mostrado no livro Apocalipse. Então o padre-galã-da-band errou no termo. A sedução do padre está mais próxima a essas do que do carisma de Jesus.

      2) Entretanto, caso esteja certo, o próximo passo a ser tomado é crucificar o Padre.

      3) Pelo visto ele gosta mesmo é de aparecer, não me admiraria se ele aceitasse posar para uma revista no futuro. E ainda argumentasse “Deus provavelmente não usa roupa, então eu também não preciso”

  12. Fico estupefada com a quantidade de injustiças que leio aqui. O Padre Fabio de Melo é realmente um homem lindo, mas ele não tem culpa de ter nascido lindo! Aliás onde é que está escrito que os Padres tem que ser feios? O fato dele ser lindo é sedutor pode ser mais um meio que Deus tem pra fazer a sua palavra chegar àqueles que vão ao seu encontro, em primeiro momento encantados e atraídos por sua beleza. Querem saber mais sobre ele? Assistam o seu programa na Canção Nova às quintas, às 22:30 ou acessem seu site oficial e seu blog: http://www.fabiodemelo.com.br . Lá tem uma série de artigos escritos por ele que mostram realmente o seu verdadeiro pensamento a respeito de tudo, inclusive do celibato. Ele é a favor do celibato e eu acredito sim em sua busca pela santidade. Aliás, que bom que ele é lindo! Além de inteligente, culto, ótimo cantor, compositor, escritor e professor univertsitário, ele é LINDO! Que Deus abençõe a ele e a todos nós!

  13. Não sou contra nada, inclusive acho ele um cara legal, pelo pouco que o vi falando. Mas, acho no mínimo heterodoxa a necessidade de o cara ser lindo e sedutor para atrair fiéis hoje em dia. Mas ok.

  14. Pe Marcelo Rossi tbm não se encaixa no estereotipo de padre e consegue atrair muitos fieis (quem nunca dançaou “erguei as mãos”). O que é paradoxal é o fato da igreja abolir este tipo de postura “sedutora”, “sensual” e o escambal!!! e um representante da igreja fazer isso!!

  15. Ele é um homem bonito e sedutor porém ele seduz para Jesus Cristo, seu mestre. Acredito que Jesus tenha também sido um homem muito bonito, charmoso. Por que alguns dos seus discípulos não poderiam também ser assim? Dizem que Santo Antônio era também muito bonito e sedutor e como Pe. Fábio tinha também o dom da oratória.

    O problema é que a beleza física hoje em dia é muito explorada para atender fantasias sexuais. Não há mais uma visão em que você aprecie a beleza tanto feminina quanto masculina como reflexo da beleza divina.

    Os gregos faziam estátuas de homens e mulheres nus porque apreciavam a beleza do corpo humano. Ora, se vocês forem visitar a Capela Cistina no Vaticano vão reparar várias pinturas de homens e mulheres nus, sem problema algum, ou seja, a Igreja não tem pudores para mostrar através da arte a beleza do corpo humano. Como o Pe. Fábio é um artista, por que não ter retratos seus de corpo inteiro ou como na foto acima? Por acaso ele está fazendo algum gesto obsceno? Claro que não!

    A beleza do Pe. Fábio é para ser apreciada e não desejada, a mesma coisa é de alguém que já é casado ou tem namorada ou namorado. Não é pecado nenhum admirar a beleza física da pessoa, o problema é desejá-la para si, afinal, Deus já pedia ao povo p/ não desejar a mulher ou homem do próximo. No caso do Pe. Fábio, ele é casado com a Igreja de Cristo.

    Paz e bem!

  16. Celibato é dom de Deus! somente aquele que o recebeu de Deus e o vive é capaz de entender, e falar! Como vocês, que nunca abraçaram a vida celibatária tem a coragem e a audácia de criticar o que vocês não conhecem e não vivem? , por favor! ” Se tuas palavras não forem mais sabias que o teu silêncio, cala-te!” Eu vivo uma vida celibatária, a abracei livremente e sou muito feliz! Quantas besteiras acerca do celibato são escritas e proferidas, tolices, não tem nada a ver com o CELIBATO!

  17. …realmente os estereótipos são fortes…e ao vê-los quebrados, as pessoas reagem e se indignam…
    então só podemos deduzir que se eles existem tão fortemente em nossa sociedade é porque somos nós que os mantemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s