Hipóteses 8 e 9

Homens e mulheres diferem em relação às crenças que acolhem? Seriam as mulheres mais orientadas pela espiritualidade pela tradição e os homens cientificamente orientados ou esta suposição reflete muito mais os estereótipos a respeito das diferenças entre os sexos?

Para testar esta relação, e consequentemente as hipóteses 8 e 9, rodamos mais uma ANOVA de medidas repetidas, usando a importância atribuída aos dois sistemas de crenças como variáveis independentes e o sexo do participante como variável independente. No gráfico plotado na figura abaixo podemos visualizar os resultados, a serem discutidos na sequência.

Enunciamos duas hipóteses enunciadas sobre as relações entre sistemas de crenças e sexo:

Hipótese 8 – Crenças cientificamente justificadas: homens > mulheres

Hipótese 9 – Crenças tradicionais: homens < mulheres

A inspeção visual do gráfico sugere que as CJ tendam a ser mais valorizadas pelos homens, a passo que as CT pelas mulheres, interpretação respaldada pela análise estatística que aponta uma interação entre o sistema de crenças e o sexo do participante( F (1,1234) = 45,934 , p < 0.001). Este resultado aponta que o grau de importância atribuída aos sistemas de crenças tradicionais e cientificamente justificadas depende do sexo do participante, o que confirma as hipóteses 8 e 9.

Voltar à página de discussão das hipóteses

Blog no WordPress.com.
%d blogueiros gostam disto: