Hipóteses 24, 25 e 26

Além de estar fortemente associada aos sistemas de crenças, estaria a orientação política relacionada com a avaliação da confiança nas instituições? Para testar esta relação postulamos as hipóteses 24, 25 e 26.

Hipótese 24 – IRPS: direita > esquerda

Hipótese 25 –IDSA: direita < esquerda

Hipótese 26 –IICC: direita > esquerda

Conduzimos três ANOVAs, com os devidos testes post hoc, para uma para cada modalidade de instituição. No caso das IRPS, ficou claro que os participantes que se definiram como de centro confiaram mais nestas instituições do que os de direita e esquerda ( F (2,511) = 3,787 , p = .023). Os resultados relativos às IDSA apontaram claramente uma maior confiança dos participantes de esquerda, enquanto os resultados dos participantes de centro e de direita não diferiram ( F (2,511) = 11,421 , p < .001). O padrão dos resultados relativos às IICC apontou uma direção inversa, pois os que se classificaram como de centro e direita demonstraram uma maior confiança nestas instituições do que os de esquerda ( F (2,511) = 11,318 , p < .001).

As hipóteses 25 e 26 foram corroboradas, pois não apenas os participantes de esquerda confiaram mais nas IDSA que os de direita, como também estes últimos confiaram mais nas IICC. Os resultados relativos à hipótese 24 devem ser analisados com cuidado, pois o padrão de resposta de resposta dos participantes de centro não difere substancialmente do encontrado entre os de direita.

Voltar à página de discussão das hipóteses

Blog no WordPress.com.
%d blogueiros gostam disto: