Hipóteses 22 e 23

Em que medida os sistemas de crenças estão associados com a orientação política dos participantes? Uma vez que os participantes responderam a esta questão numa escala de 7 pontos, entre os valores 1 (esquerda) e 7 (direita), passando pelo valor intermediário 4 (centro), recodificamos a variável segundo este critério e conduzimos uma ANOVA de medidas repetidas para testara s hipóteses 22 e 23 abaixo enunciadas.

Hipótese 22 – Crenças tradicionais: direita > esquerda

Hipótese 23 – Crenças cientificamente justificadas: direita < esquerda

O resultado da ANOVA de medidas repetidas (F(2,511) = 25,785 p <.001) indica uma interação entre a orientação política e os sistemas de crenças. Conforme observado no gráfico abaixo, os participantes que se definiram como de esquerda tendem a dar mais importância às crenças cientificamente justificadas (CJ), enquanto os participantes de direita encaminham as suas respostas numa direção inversa, preferindo as crenças tradicionais (CT). É importante notar que os participantes que se caracterizaram como de centro apresentaram um padrão de resposta muito semelhante aos que se definiram como de direita.

A análise acima apresentada corrobora as hipóteses 22 e 23 e indicam que a orientação política está fortemente associada com as visões de mundo acolhidas pelos participantes.

Voltar à página de discussão das hipóteses

Blog no WordPress.com.
%d blogueiros gostam disto: