Notícia do dia: Acusado de matar inglesa em GO é psicopata, diz laudo

A persistência do pensamento essencialista pode ser identificada com facilidade na notícia distribuída pela Agência Estado e publicada no Jornal A Tarde. Clique aqui para ler a notícia.

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

2 comentários em “Notícia do dia: Acusado de matar inglesa em GO é psicopata, diz laudo”

  1. A imagem construída do psicopata (psiquiatria)e/ou perveso (psicanálise) é de uma estrutura inerente e inato ao sujeito. Entretanto, acredito que não devemos desconsiderar o grau de crueldade do rapaz que esquatejou a namorada e guardou o seu corpo dentro de uma mala! O problema é que a partir dessas características passadas concluísse que ele já não tem mais como mudar o seu comportamento, ele está fadado a ser/agir como um psicopata. O essencialismo é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada de despercebidamente no dia-a-dia para categorizar, separar,distinguir os “nós” dos “eles”. Portanto “afirmar” que um ser complexo como o homem/mulher é imutável é um tanto perigoso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: