Conceitos fundamentais: preconceitos e discriminação

chamada

A noção de preconceito se refere a uma atitude injusta e negativa em relação a um grupo ou a uma pessoa que se supõe ser membro do grupo. O conceito de discriminação, apesar de literalmente significar ‘tratar alguém de uma forma diferente’, pode ser definido como um comportamento manifesto, geralmente apresentado por uma pessoa preconceituosa, que se exprime através da adoção de padrões de preferência em relação aos membros do próprio grupo e/ou de rejeição em relação aos membros dos grupos externos.

Fonte: Marcos E. Pereira. Psicologia Social dos Estereótipos. São Paulo: EPU, 2002

Leia também

Definição de estereótipos
Estereótipos ou estereótipos?
Endogrupo e e exogrupo
Crenças e estereótipos
Estereótipos e categorias sociais
Estereótipos: noções fundamentais
Estereótipos e estereotipização
Estereótipos e racionalização

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

20 comentários em “Conceitos fundamentais: preconceitos e discriminação”

  1. Existe a discriminação mais primária na Escola Básica 2.3 do Cadaval, onde nem todos os docentes são tratados da mesma forma por um orgão de gerstão preconceituoso, preocupado com a vaidade individual e não com o bem comum. Beneficia-se quem mora perto e prejudica-se quem vem de longe, não se promovendo a integração de novos docentes mas aplicando-se, em muitos casos, formas de exclusão havwendo uma pressão psicologica sobre alguns docentes que se torna uma verdadeira tortura.

    Curtir

  2. Adorei o site,porem goataria de receber conceitos de discriminação e preconceito mais detalhadamente conforme a visão do autor
    Agradeço a atenção e aguardo retorno

    Curtir

  3. Diana e Tataine, sugiro que vocês olhem a biblioteca.
    Existem artigos que aprofundam a discussão sobre Preconceito e discriminação.
    Quase todos os artigos podem ajudar. Os artigos de Pereira são exemplos. A minha dissertação de mestrado tem um capítulo dedicado a diferenciar estes conceitos( o sobrenome pode ajudar a achar). Além disso, há a dissertação e artigo de Fialho sobre Atletas deficientes.

    Abraço

    Altair

    Curtir

  4. fiquei satisfeita com a explicação do conceito descriminação. porém deveriam aprofundar um pouco mais e especificar sem vagear muito a definição. por exmp: descriminação é…………….. depois entrar todos os bla blas.

    Mariazinha

    Curtir

  5. preconceito e muito bom ser trabalhado porque hoje em dia muitas pessoas recebem preconceito racial e descriminação por isso devemos acabar com isso através de nossa palavras e pensamentos…

    Curtir

  6. esse site é muito importante para aquelas pessoas que gosta de discriminar.talvez se essas pessoas lerem esse site tenham mais conciência.

    Curtir

  7. a pior prisão é a:
    – do preconceito, da inveja, da cobiça, do hipocresia, do egoismo, da inveja, da mentira enfim a pior prisão é a mente…

    Curtir

  8. tive uma depressao num lugar de gente preconceituosa sofri muito muito mesmo me diminuirao muito me chamavam de velha ;de coitada ,nao podia nem pgar onibus ficavam todos rindo de mim aonde eu ia mandava logo me estragar pra min logo começavam rir de mim ,nao podia passar perto de construçao que os pedreiro todos mexiam comigo ,chegou um tempo que mandavam ate as crianças os deliquentes mexer comigo voçe pode não acreditar mas queriam que eu terminasse “até louca ” mesmo minha éstoria é essa a minha vida se transformou num inferno por isso estou denunciando antes que realmente termine louca as vezes eu ouvia eles só mexe com ela “ela pra ver o jeito dela ” é uma coitada tambem ve de onde e vem uma velha feia dessa querendo ser melhor que nos , mal sabe eles que eu tive um comerçio e eles eram muito bem reçebidos por mim e sempre vao ser bem recebidos por mim quando voltar “pra minha terra e nao vou calar a boca nao ser ”””que me de veneno””””????????? amo voçes tenham uma mae e sejam amados

    Curtir

Deixe um comentário