Artigo publicado no website Ciência Hoje, Portugal, por Edson Struminski, aponta a origem dos estereótipos sobre os brasileiros e chama a atenção para o papel desempenhado pelo movimento do romantismo naturalista, adotado como política de estado, no reinado de D. Pedro II. Clique aqui para ler a matéria.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Autor: Marcos E. Pereira
Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia.
O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6
Ver todos posts por Marcos E. Pereira
Infelizmente a imagem que se tem de nós brasileiros é essa! Os estrangeiros acreditam que vivemos no meio do mato em condições quase selvagens convivendo no mesmo ambiente que os macacos. Isso ficou bem evidente no episódio de um desenho animado, Os Simpsons, onde essa família passa maus bocados na cidade do Rio de Janeiro.
O episódio pode ser visto no site: http://www.cybergan.com.br/TV.php
CurtirCurtir
O realismo, que é mais hobberiano que rousseauriano, chegou para concorrer e destronar essa “donzelice nacional”. Ah, nosso Primo Basílio, filho do portuga Eça de Queiroz.
CurtirCurtir
Não vivemos com os macacos onde a selvageria seria muito menor do que a que vivemos hoje no Brasil. Assistam ao filme Manda bala: http://br.youtube.com/watch?v=zlJYTiMy8VY&feature=related
CurtirCurtir