O romantismo naturalista e a origem dos estereótipos sobre os brasileiros

Artigo publicado no website Ciência Hoje, Portugal, por Edson Struminski, aponta a origem dos estereótipos sobre os brasileiros e chama a atenção para o papel desempenhado pelo movimento do romantismo naturalista, adotado como política de estado, no reinado de D. Pedro II. Clique aqui para ler a matéria.

Ciência Hoje, Portugal

Autor: Marcos E. Pereira

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia. O currículo Lattes pode ser acessado no site http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799492A6

3 comentários em “O romantismo naturalista e a origem dos estereótipos sobre os brasileiros”

  1. Infelizmente a imagem que se tem de nós brasileiros é essa! Os estrangeiros acreditam que vivemos no meio do mato em condições quase selvagens convivendo no mesmo ambiente que os macacos. Isso ficou bem evidente no episódio de um desenho animado, Os Simpsons, onde essa família passa maus bocados na cidade do Rio de Janeiro.

    O episódio pode ser visto no site: http://www.cybergan.com.br/TV.php

    Curtir

  2. O realismo, que é mais hobberiano que rousseauriano, chegou para concorrer e destronar essa “donzelice nacional”. Ah, nosso Primo Basílio, filho do portuga Eça de Queiroz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: