4 comentários sobre “Olhos azuis: sobre

  1. Esse vídeo é parte de um brilhante documentário sobre o racismo. Nele é apresentado de forma clara a fomação de atitudes negativas em relação ao grupo alvo. Semelhante à cor da pele, os olhos castanhos são tratados como uma característica inferior que limita a capacidade daqueles que os comportam. É interessante notar que, no fnal da dinâmica, o caráter olhos castanhos é visto como um xingamento! Rotular um grupo negativamente por conta de suas características partuiculares é um posicionamento selvagem e irracional. No final da dinâmica, que ocorre em alguns locais da escola, fica evidente para nós a formação de um estereótipo opressor! Por essa razão, vale a pena ver não só esse trecho do documentário, mas todo ele.
    O documentário pode ser encontrado facilmente no site:

    http://br.youtube.com/watch?v=bJLmP7s-7Gw

  2. Concordo com Aline e acredito que a inversão de papéis promovida pela pesquisadora Jane Eliott tenha servido para revelar quão infundado é esse tipo de preconceito. Ao expor que se trata de uma mesma substância a responsável pela cor dos olhos e pela cor da pele, parece também inacreditável que esse tipo de preconceito ainda se perpetue.

  3. Olá,
    Ainda não assisti ao filme por completo mas pelo trecho aqui mostrado pude perceber preconceito inclusive po parte dos tradutores, na legenda do filme. Notem que ao se referir a negros na legenda aparece “os de cor”! Só eu notei isso, ou isso não é preconceito?

  4. Emanuel, chamar as pessoas “de cor” não é preconceito. Preconceito é acreditar que por ter muito mais melanina na pele e nos olhos as pessoas são inferiores e sabemos que isso é burrice e irracionalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s